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12/07/2017

Advent faz novo aporte na distribuidora Fortbras

Por Carolina Mandl | De São Paulo
A gestora de fundos de private eq

uity Advent International decidiu reforçar seus investimentos na área de reposição de autopeças. Depois de comprar o grupo de distribuidoras Fortbras em agosto do ano passado, a Advent fez um novo aumento de capital na companhia.

Os recursos, cujo montante não foi divulgado, vão financiar a aquisição de 100% da Menil Comércio de Peças, empresa de distribuição de autopeças de Ribeirão Preto (SP), que tem oito pontos de venda no interior de São Paulo.

Desde o investimento inicial feito no ano passado, o objetivo da Advent é consolidar um setor que tem faturamento estimado em dezenas de bilhões de reais e que é bastante pulverizado no Brasil. Para implementar esse projeto, a Advent quer fazer aquisições, abrir novas filiais e também ampliar o portfólio de produtos da Fortbras.

Também chamou a atenção da Advent a resiliência do setor às crises econômicas, já que a reposição fornece peças para carros usados ao mesmo tempo em que acompanha o crescimento da frota brasileira.

Em 2016, o segmento de reposição ganhou espaço dentro da indústria de autopeças, que faturou R$ 63 bilhões, de acordo com dados do Sindicato Nacional dos Fabricantes de Componentes Automotivos (Sindipeças). A participação das reposições ficou em 23,7%, ante 20,4% no ano anterior.

A Fortbras avalia neste momento, segundo Roberto Szachnowicz, presidente da Fortbras e ex-presidente da DPaschoal, 20 potenciais alvos de aquisição, sendo que uma delas deve se concretizar até o fim do ano. Como empresa, a própria Fortbras surgiu da união de quatro distribuidoras.

De acordo com Szachnowicz, a companhia deve faturar R$ 600 milhões neste ano, o que vai representar um crescimento de 20% na comparação com igual período do ano passado.

Além da aquisição da Menil, a ampliação do portfólio de peças vendidas da Fortbras em 5 mil itens contribuirá para o crescimento da receita. Inicialmente concentrada em peças elétricas, a Fortbras diversificou seu catálogo com itens mecânicos. O objetivo, diz Szachnowicz, é levar os clientes a concentrar suas compras em apenas um distribuidor, capaz de atender todas suas demandas.

O aporte na Fortbras foi realizado com recursos do fundo VI da gestora, de US$ 2,1 bilhões.

Via: Folha de São Paulo — Clipping de notícias de Marcus Herndl Filho, com informações do país e do mundo, além de finanças, economia e demais temas pertinentes.
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